A avaliação de imóveis (ou avaliação imobiliária) é uma tarefa que requer seriedade e competência e é fundamental na determinação do valor de um imóvel.
Ela deve ser feita de acordo com as normas da ABNT (NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4) e por profissionais credenciados (avaliador de imóveis) ao CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), tendo como órgão regulamentador o COFECI em sua resolução 1.066/07.
Como produto da avaliação de imóvel o perito avaliador de imóveis emite o PTAM (parecer técnico de avaliação mercadológica) ou laudo pericial.
O laudo de avaliação serve aos seguintes propósitos:
Se tem necessidades no âmbito de qualquer um desses propósitos, saiba que pode contar com a experiência e competência do Rogério Moura.
Em que consiste o serviço de avaliação de imóveis
Este serviço consiste na fundamentação técnica do valor de mercado de um certo bem ou dos direitos sobre eles, designados com intangíveis. Para proceder a esta avaliação são determinados procedimentos técnicos e normativos.
Bens materiais podem ser imóveis rurais, urbanos e industriais, mas também máquinas, veículos, equipamentos e até o cultivo agrícola. Já os intangíveis são o fundo de comércio, as marcas e patentes e os lucros cessantes.
O objetivo da avaliação de imóveis é determinar de forma técnica o valor de um imóvel ou de um direito sobre ele. É uma atividade útil em diversas situações podendo ser aplicada no âmbito judicial ou fora dele.
Algumas das situações em que é útil recorrer a avaliação imobiliária incluem inventários, aluguel, cobrança de tributos, dissolução de sociedade, seguros, estudos imobiliários, operações de compra e venda, e muitas outras.
Esta analise pode incidir sobre diversos tipos de imóveis urbanos, como terrenos destinados para habitação ou comércio, casas, apartamentos, prédios industriais ou glebas urbanizáveis.
Como é feita esta analise
Para avaliar os imóveis, é necessário que o profissional conheça bem o mercado imobiliário no qual se enquadra o imóvel, mas também as ferramentas matemáticas necessárias para fazer os cálculos.
Não existe um só método utilizado para avaliar um imóvel. Uma das possibilidades é realizar uma simples comparação direta com dados de transações de propriedades semelhantes, realizadas no mesmo período de tempo.
É claro que nem sempre é possível fazer esta comparação, pois muitas vezes é necessário fazer a avaliação de edifícios com caraterísticas, como prédios industriais ou grandes prédios comerciais. Nessas situações é necessário recorrer a outros métodos de análise.
Avaliação imóveis em todo o Brasil.
Cada uma das partes envolvidas em demandas Judiciais relativas a assuntos de Engenharia ou Avaliações Imobiliárias necessita da ajuda de um Assistente Técnico, que terá as seguintes atribuições: Contato com o Jurídico, Análise dos autos, Inspeção e Vistoria Técnica, formulação de quesitos técnicos, acompanhamento da parte na inspeção e nos trabalhos periciais do Perito do Juízo, discussão de itens técnicos, elaboração de Parecer Técnico parcial ou totalmente discordante, resposta a impugnações e participação em audiência de esclarecimento perante o Juiz. Dispomos desse profissional, com larga experiência na atuação em demandas que tramitam em Varas Cíveis, de Família, da Fazenda Pública, Precatórias e Federais.
Método Comparativo Direto de Dados do Mercado
Identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra e que influenciam a tendência de formação do valor de mercado no local e data determinada. É o método mais empregado em avaliações de imóveis, sendo restrito a determinados contextos e impraticável sua extrapolação para um contexto diverso.
Método Involutivo
Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, sendo utilizado quando inexistem elementos comparáveis para a identificação do valor de mercado é baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.
Método Evolutivo
Identifica o valor do bem pela média do somatório dos valores de seus componentes, área de terreno e construções existentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização, que deve ser pesquisado diretamente no mercado para a data de referência da avaliação.
Método da Capitalização da Renda
Identifica o valor do bem com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis, podendo ser um bom aferidor de valor de mercado. É um método geralmente utilizado para imóveis de renda.
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies